quarta-feira, 11 de junho de 2014

Milhares de fiéis marcaram presença na Festa do Divino Espirito Santo 2014

Durante a tradicional FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, a Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga, SP foi destaque, após ser restaurada e aberta aos fiéis em 16 de maio de 2014.

Uma das festas religiosas mais populares do estado de São Paulo acontece aqui no município de São Luíz do Paraitinga, a Festa do Divino Espirito Santo, que começa todo ano na sexta-feira de pentecostes. A festa dura, ao todo, 10 dias, nos quais são realizadas cerca de 20 procissões. O dia principal da festa é conhecido como Grande Dia. A cidade é despertada por volta das 5, 6 horas com o toque da alvorada, realizado pela banda de música e pelo batuque da congada. As missas e apresentações folclóricas se revezam. Congadas, moçambiques, pau-de-cebo, o casal de bonecões João Paulino e Maria Angu, cavalhadas, também a distribuição gratuita aos visitantes da festa do prato caipira típico, o afogado, doces e o café com paçoca no Mercado Municipal. 

Confira os momentos de fé e de louvor que marcaram mais uma festa em São Luiz do Paraitinga.



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Procissão do Encontro em São Luiz do Paraitinga

A tradicional procissão do encontro entre Maria e Jesus em São Luiz do Paraitinga, SP 

Nesta procissão paramos para meditar sobre um gesto tão marcante de amor, que é o encontro de Jesus e sua mãe, Maria.


 

 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga

O festival de marchinhas de São Luiz do Paraitinga este ano de 2014 contou 3 finais de semana de festa na cidade. O festival teve início nesta sexta-feira (31/02) com a primeira parte de festival, no sábado e domingo, o horário de início foi às 14hs. E a grande final do festival que aconteceu no dia 15 de fevereiro. E quem levou o primeiro lugar desta edição foram os Irmãos Caio e Camilo Frade com a música "Deixa meu bloco passar". Em 2º lugar “Cantiga de Encucar” de Gustavo Salinas e o 3º lugar “Fevereiro” de Ricão Moradei, todos de São Luiz do Paraitinga. E teve também o PRÊMIO DODÔ/QUADÔ do Júri Popular a  “Popóta” de Tavinho Limma e Poli Brandani de Ilha Solteira São Paulo. 

Confira os melhores momentos do festival de marchinhas que contou com o desfile de vários novos  blocos carnavalescos, que aliás surgiram das canções dos últimos festivais da cidade. 

 


sábado, 25 de janeiro de 2014

Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo.

Clique na imagem para ampliar
Bandas, marchinhas e blocos. Assim é o Carnaval de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Retomado em 1981 atualmente ganham repercussão nacional e internacional em toda imprensa, sendo o Bloco Juca Teles e Bloco do Barbosa os que mais chamam atenção por sua autenticidade no repertório das marchinhas.

O Festival de Marchinhas surgiu três anos depois da volta do carnaval, em 1984. Criado pelo músico e compositor Galvão Frade, na época componente do Grupo Paranga, em parceria com o clube da cidade, com o intuito de revelar novos talentos e produzir um acervo de marchinhas inéditas para que no futuro a trilha sonora do carnaval da cidade fosse pautada num repertório próprio. Hoje já conta com um acervo que ultrapassa mais de 2.500 composições, com a participação de diversos músicos e artistas de todo o Brasil, principalmente da região do Vale do Paraíba. (Fonte: Prefeitura de São Luiz do Paraitinga)

Confira algumas fotos (abaixo) do ano de 2013 e a programação (acima / ao lado) para o Festival de Marchinhas 2014.