domingo, 11 de outubro de 2009

NOSSA SENHORA APARECIDA



No ano de 1717, na localidade de Guaratinguetá, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, lançaram suas redes no Rio Paraíba por horas e horas, sem pescar um único peixe.Repentinamente a rede de João Alves trouxe o corpo da imagem de uma Santa, sem a cabeça. Momentos depois, a cabeça da imagem também veio a bordo.A partir daquele momento os três pescadores quase afundaram suas canoas, tal foi a quantidade de peixes que pescaram.O milagre da pesca foi atribuído aa Santa. Ao limparem a imagem, perceberam que era Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de cor escura. A imagem foi coberta por um manto e colocada num altar improvisado na casa de Felipe Pedroso, local onde eram feitas as orações diárias. Logo a Santa passou a ser venerada pela família e também por outras pessoas.Com o passar do tempo, diversos milagres foram sendo atribuídos aa imagem da Santa. A devoção foi aumentando e a imagem passou a ser chamada pelo povo de Senhora da Conceição Aparecida, Aparecida das águas .No ano de 1732 foi construído o primeiro oratório e os prodigiosos poderes de Nossa Senhora Aparecida foram se espalhando até atingir todos os recantos do Brasil.No ano de 1888 houve a benção do primeiro templo que existe até hoje, e que é conhecido como Basílica Velha.A primeira peregrinação até o templo, foi registrada em 1900. Atualmente são milhões de peregrinos vindos de todas as partes do Brasil bem como de outras Nações, especialmente das Américas. Em 1980, o Papa João Paulo II, quando de sua visita ao Brasil, consagrou pessoalmente, a atual Catedral Basílica de Aparecida. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a Padroeira Oficial do Brasil pelo Papa Pio XI, no ano de 1930; e o dia de sua festa, 12 de outubro, é considerado feriado nacional desde 1988.

Fonte:

Padroeiro


São Luís do Paraitinga em 30 de abril de 1875 foi elevada a categoria de cidade, denominada “Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga”, passando o padroeiro a ser São Luiz, Bispo de Toloza. Inicialmente tinha como padroeiro Nossa Senhora dos Prazeres, mas com o processo de santificação do bispo de Toulose e com o projeto da construção da Igreja Matriz que chamaria São Luís de Toloza ocorre a troca de padroeiro. São Luís de Toloza é padroeiro segundo os registros da Igreja de apenas três cidades no mundo. San Diego, nos EUA, São Luis de Potosí no México e São Luís do Paraitinga.
Nossa Senhora das Mercês; São Luís de Tolosa; Nossa Senhora das Dores
Ressurgiram dos escombros das Igrejas Matriz e das Mercês, devastadas pela enchente de 1º de janeiro de 2010 que inundou boa parte do município de São Luiz do Paraitinga restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A devolução das imagens à comunidade foi celebrada, no fim de novembro de 2010, com missa sob a estrutura de proteção do canteiro de obras da Igreja Matriz.
Filho de Carlos II, rei de Nápoles, e de Maria, filha do rei da Hungria, nasceu em 1274. Na juventude, quando, refém do rei de Aragão, vivia na Catalunha, muito se familiarizou com os Frades Menores. Tendo recuperado a liberdade, despediu-se do mundo e do trono real. Ao mesmo tempo que era feito bispo de Tolosa, recebeu o hábito franciscano. Distinguiu-se pela pobreza, humildade e amor pelos pobres. Morreu em 1297. 
Fonte: