segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Curiosidades

Idade da Terra
Em 1654 um arcebispo irlandês calcula, com base em textos bíblicos, que a Terra teria se formado às 9 horas do dia 26 de outubro de 4004 a.C. Hoje já se sabe que a Terra tem cerca de 5 bilhões de anos. A datação científica é feita a partir da idade do Universo e do estudo das rochas da crosta terrestre. Segundo a teoria do Big Bang, o Universo teria se formado há 15 bilhões de anos e as galáxias há cerca de 13 bilhões. As primeiras estrelas começam a aparecer 4 bilhões de anos depois do Big Bang.

Datação de rochas – Para calcular a idade de uma rocha é preciso somar o tempo de sua formação no interior do planeta, o período de esfriamento (que pode chegar a 500 mil anos) e o tempo que ela leva para surgir na crosta. Na datação de rochas os cientistas identificam em sua composição elementos radiativos. Sabe-se que todo elemento radiativo (isótopo instável) se transforma naturalmente em um isótopo estável. O tempo máximo de transformação também é uma variável conhecida. Assim, é possível calcular a idade de uma rocha investigando quanto ainda resta do elemento radiativo.



Fonte:
http://br.geocities.com/civilizacao4000ac/index_idade_terra.html


domingo, 11 de outubro de 2009

NOSSA SENHORA APARECIDA



No ano de 1717, na localidade de Guaratinguetá, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, lançaram suas redes no Rio Paraíba por horas e horas, sem pescar um único peixe.Repentinamente a rede de João Alves trouxe o corpo da imagem de uma Santa, sem a cabeça. Momentos depois, a cabeça da imagem também veio a bordo.A partir daquele momento os três pescadores quase afundaram suas canoas, tal foi a quantidade de peixes que pescaram.O milagre da pesca foi atribuído aa Santa. Ao limparem a imagem, perceberam que era Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de cor escura. A imagem foi coberta por um manto e colocada num altar improvisado na casa de Felipe Pedroso, local onde eram feitas as orações diárias. Logo a Santa passou a ser venerada pela família e também por outras pessoas.Com o passar do tempo, diversos milagres foram sendo atribuídos aa imagem da Santa. A devoção foi aumentando e a imagem passou a ser chamada pelo povo de Senhora da Conceição Aparecida, Aparecida das águas .No ano de 1732 foi construído o primeiro oratório e os prodigiosos poderes de Nossa Senhora Aparecida foram se espalhando até atingir todos os recantos do Brasil.No ano de 1888 houve a benção do primeiro templo que existe até hoje, e que é conhecido como Basílica Velha.A primeira peregrinação até o templo, foi registrada em 1900. Atualmente são milhões de peregrinos vindos de todas as partes do Brasil bem como de outras Nações, especialmente das Américas. Em 1980, o Papa João Paulo II, quando de sua visita ao Brasil, consagrou pessoalmente, a atual Catedral Basílica de Aparecida. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a Padroeira Oficial do Brasil pelo Papa Pio XI, no ano de 1930; e o dia de sua festa, 12 de outubro, é considerado feriado nacional desde 1988.

Fonte:

Padroeiro


São Luís do Paraitinga em 30 de abril de 1875 foi elevada a categoria de cidade, denominada “Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga”, passando o padroeiro a ser São Luiz, Bispo de Toloza. Inicialmente tinha como padroeiro Nossa Senhora dos Prazeres, mas com o processo de santificação do bispo de Toulose e com o projeto da construção da Igreja Matriz que chamaria São Luís de Toloza ocorre a troca de padroeiro. São Luís de Toloza é padroeiro segundo os registros da Igreja de apenas três cidades no mundo. San Diego, nos EUA, São Luis de Potosí no México e São Luís do Paraitinga.
Nossa Senhora das Mercês; São Luís de Tolosa; Nossa Senhora das Dores
Ressurgiram dos escombros das Igrejas Matriz e das Mercês, devastadas pela enchente de 1º de janeiro de 2010 que inundou boa parte do município de São Luiz do Paraitinga restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A devolução das imagens à comunidade foi celebrada, no fim de novembro de 2010, com missa sob a estrutura de proteção do canteiro de obras da Igreja Matriz.
Filho de Carlos II, rei de Nápoles, e de Maria, filha do rei da Hungria, nasceu em 1274. Na juventude, quando, refém do rei de Aragão, vivia na Catalunha, muito se familiarizou com os Frades Menores. Tendo recuperado a liberdade, despediu-se do mundo e do trono real. Ao mesmo tempo que era feito bispo de Tolosa, recebeu o hábito franciscano. Distinguiu-se pela pobreza, humildade e amor pelos pobres. Morreu em 1297. 
Fonte:

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

AS AMIGAS CURAM

Interessante descoberta : Um estudo publicado pela universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é verdadeiramente especial... Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e da proteção de nosso futuro. Constituem um remanso no meio do mundo real cheio de tempestades e de obstáculos. As amigas ajudam encher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos recordar quem nós somos realmente. Após 50 anos das investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter os laços de amizades entre as mulheres. Os pesquisadores, homens em sua maioria, foram surpreendidos com os resultados dos estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como a parte da reação das mulheres ao stress , elas sentem a necessidade de proteger suas crianças e de agrupar-se com outras mulheres; quando acontece isso, uma quantidade ainda maior é produzida de oxitocina que reduz o stress agudo e causa um efeito tranqüilizante. Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona que os homens produzem em quantidades elevadas, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina; visto que os estrógenos femininos aumentam a produção deste hormônio Depois de estudos repetidos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais, contribuem para uma redução dos riscos das doenças relacionadas à pressão arterial e ao colesterol. Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que geralmente as mulheres vivem mais do que os homens. As mulheres que não estabelecem relações do amizade com outras mulheres, não mostram os mesmos resultados em sua saúde. Assim, ter amigas ajuda-nos não só a viver mais, como também a viver melhor. O estudo sobre a saúde indica que quanto mais amigas têm uma mulher, maior é a probabilidade de que chegue à velhice sem problemas físicos e levando uma vida plena e saudável Neste mesmo estudo observou-se como as mulheres superam os momentos críticos (como a morte do esposo ou dos pais) e percebeu-se também que as mulheres que podem confiar em suas amigas reagem às doenças sérias e recuperam-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não têm em quem confiar. O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte de força, bem estar, alegria e saúde. Para essa razão e por muito mais: VIVAM AS AMIGAS!!