domingo, 11 de outubro de 2009

Padroeiro


São Luís do Paraitinga em 30 de abril de 1875 foi elevada a categoria de cidade, denominada “Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga”, passando o padroeiro a ser São Luiz, Bispo de Toloza. Inicialmente tinha como padroeiro Nossa Senhora dos Prazeres, mas com o processo de santificação do bispo de Toulose e com o projeto da construção da Igreja Matriz que chamaria São Luís de Toloza ocorre a troca de padroeiro. São Luís de Toloza é padroeiro segundo os registros da Igreja de apenas três cidades no mundo. San Diego, nos EUA, São Luis de Potosí no México e São Luís do Paraitinga.
Nossa Senhora das Mercês; São Luís de Tolosa; Nossa Senhora das Dores
Ressurgiram dos escombros das Igrejas Matriz e das Mercês, devastadas pela enchente de 1º de janeiro de 2010 que inundou boa parte do município de São Luiz do Paraitinga restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A devolução das imagens à comunidade foi celebrada, no fim de novembro de 2010, com missa sob a estrutura de proteção do canteiro de obras da Igreja Matriz.
Filho de Carlos II, rei de Nápoles, e de Maria, filha do rei da Hungria, nasceu em 1274. Na juventude, quando, refém do rei de Aragão, vivia na Catalunha, muito se familiarizou com os Frades Menores. Tendo recuperado a liberdade, despediu-se do mundo e do trono real. Ao mesmo tempo que era feito bispo de Tolosa, recebeu o hábito franciscano. Distinguiu-se pela pobreza, humildade e amor pelos pobres. Morreu em 1297. 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário